quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Muffins de Banana e Gengibre

Regressada lá do cantinho da Tunísia por onde andei, nada como recuperar o apetite com um docinho que deixa um perfume na casa capaz de abrir o apetite até ao mais maldisposto dos virús que ainda restam dentro de mim.
Estes queques, ou muffins na versão mais "glamourosa", são uma delicia com um chá ou um copo de leite puro! Com café já não acho que fiquem muito bem, pois o sabor forte deste arruína o aroma delicado dos muffins...mas...experimentem!!!


300g de farinha com fermento
1 colher de chá de gengibre em pó (eu coloco o mesmo de raspa de gengibre fresco)
115g de açucar mascavado
75g de gengibre fresco finamente picado (eu raspo)
60g de margarina sem sal
2 colheres de sopa de mel
125ml de leite
2 ovos
240g de banana esmagada (cerca de duas bananas médias maduras)
(100g de açucar- comecei a colocar depois de ter feito a primeira receita pois achei que não ficavam doces...e para mim um doce tem que ser doce, caso contrário é salgado!)



1. Pré-aquecer o forno a 210ºC. Untar tabuleiro para muffins ou pequenas forminhas com manteiga derretida ou óleo.
2. Numa tigela grande colocar a farinha, o gengibre na totalidade e os açucares.

3. Colocar a margarina e o mel numa tigela menor e levar a derreter em banho maria ou no mico ondas. Quando arrefecer juntar os ovos, bater e misturar o leite.
4.
Misturar os líquidos com os sólidos na tigela maior e juntar também a banana esmagada. Mexer os ingredientes grosseiramente, deixar alguns grumos até, Caso contrário a massa ficará muito batida e depois de cozidos os muffins ficam demasiado elásticos.
5.
Encher as forminhas com este preparado até cerca de 3/4 da sua capacidade, levar ao forno cerca de 20 min e deixar cozer.
6.
Retire dos forno, deixe repousar 5 min e desenforme, colocando os muffins a arrefecer sobre uma rede.
7. Coma. Ou espere ficar morno e coma. Ou espere ficar frio e coma. Mas coma!


P.S: Como podem ver estes tem uma cobertura...foi uma reciclagem de um recheio para um bolo...A política dos 3 R's também se aplica à gastronomia.

Bom apetite!!!

3 comentários:

Mimi disse...

Hum.. vou experimentar! Sim sim! :P

Cecília disse...

Sim, são muito simples e deixam cá um cheirinho.....hummm...

Maga disse...

olá vizinhas! obrigada pelo apoio!
por incrivel que pareça, tanto os brigadeiros como a baba de camelo (a que eu costumava chamar mousse de caramelo) já constavam do meu portfólio. a razão é simples: agarrada ao leite condensado! e sou capaz de inventar delicias com ele!
acabei por optar por umacoisa mais tradicinal e fiz arroz doce. não foi um sucesso devastador, mas quem comeu gostou, que é o que interessa.
e já estou a ver aqui coisas muito apetitosas!
uma grande beijoca a todas!