segunda-feira, 15 de setembro de 2008

etc. e baba de camelo


No Sábado, eu e o meu super-herói confeccionámos uma refeição para três que resultou muito bem: bifes com cogumelos e molho de whisky, e uns muffins de caramelo para acompanhar o café (cuja receita foi totalmente inventada e é um work in progress). Mas no fundo, foi tudo um pretexto para chegar à sobremesa: baba de camelo. A Maga pediu-nos ajuda para uma sobremesa muito fácil, e esta deve ser uma das mais básicas do mundo e costuma fazer brilhar os olhos de todos os presentes! Cá vai:

1 lata de leite condensado já cozido (um verdadeiro pecado)
6 ovos (claras e gemas separadas)

1. Misturar bem as gemas com o leite condensado.
2. Com uma colher comprida, limpar e comer os restinhos de leite que ficarem na lata :)
3. Bater as claras em castelo firme.
4. Envolver cuidadosamente as claras na mistura anterior.
5. Levar ao frigorífico, não menos de uma hora.


Há quem use apenas 5 ovos, mas neste caso usei 6 para o sabor do leite condensado não ser tão intenso.

3 comentários:

fada*do*lar disse...

Dúvida: o leite condesado é daqueles já caramelizados ready-made?
Ou estiveste 3 horas a cozer a lata?...

Hum... e a receita desses lindos muffins de caramelo é para quando???
nham-nham :D

Mimi disse...

My bad Fada! Esqueci-me de referir que o leite condensado é do que já vem cozido, e de dizer que esta receita também serve para auxiliar a Maga! Mas vou já tratar disso, imediatamente! :)
A receita dos muffins ainda tem que ser afinada... :P

Cecília disse...

Ai...eu gosto tanto disto!!!!!
As meninas sabem...lá para os dos fiordes existe um queijo (que eu nem sei se o chamo assim, mas eles catalogaram-no dessa forma) castanho, bom, bom, que parece feito de baba de camelo??
É uma coisa....grgrgrg
É dessa cor, castanhito e com um sabor adocicado....já podia ser julho outra vez para receber outro queijo desses...hummmmm

Tenho que descobrir como se faz queijo de baba de camelo....lololol